segunda-feira, 27 de março de 2017

Três dias em Lisboa - Parte I: Belém e centro histórico

Quero esclarecer uma coisa: esse post vai ser o primeiro roteiro de três dias dividido em três partes, porque achei que estava ficando longo demais e porque ainda não fiz o terceiro dia e quero publicar logo. #sousincera kkkkkk

Dito isto, vamos ao que interessa.

Pois é, não sei porque demorei tanto pra fazer esse roteirinho... é uma cidade que gosto mais a cada vez que visito. Das primeiras vezes, pra mim, Lisboa se resumia a Belém. Tanto que foi a única coisa que falei dela até agora.

Mas muita coisa mudou desde então e já voltei muitas vezes pra descobrir lugares lindos por lá. Agora sim, com muita honra eu apresento a vocês a capital de Portugal! Sempre naquele ritmo slow travel que a gente ama.


Castelo de São Jorge

1º dia: Belém, Praça do Comércio, Chiado e Rossio

Vamos começar mostrando pro mundo que sou preguiçosa e portanto esse primeiro dia vcs encontram aquiObrigada. De nada.

Brincadeira, aí no link tem a parte dos monumentos em Belém, que sugiro serem visitados nessa ordem: Torre de BelémPadrão dos DescobrimentosMosteiro dos Jerónimos e Pastéis de Belém, por motivos de: aproveitar a caminhada num sentido só. 

Depois de comer uns pasteizinhos, uns 6 ou 7 pelo menos (#vaigordinha), pegue um Eléctrico até a Praça do Comércio (linha 15E), que passa praticamente em frente à pastelaria, do outro lado da rua.

Eu disse uns 6 ou 7...

Mas é Praça do Comércio ou Terreiro do Paço? No início do séc. XVI, no auge das conquistas marítimas, o rei D.Manoel mandou construir um luxuoso palácio nessa região, de frente para o rio Tejo, chamado Paço da Ribeira. Infelizmente tudo foi destruído no terremoto de 1755, que arrasou com toda a cidade. Nessa altura o Marquês de Pombal resolveu reconstruir a capital, com ajuda de doações dos comerciantes, a quem homenageou chamando o novo espaço de Praça do Comércio. Também ficou conhecido desde então como Terreiro do Paço, relembrando o palácio que havia anteriormente.


 Praça do Comércio de fundo e eu, coroada com o Arco da Rua Augusta. ;D

E do outro lado, com o rio Tejo ao fundo.

É uma das maiores praças da Europa, onde atualmente se encontram quase todos os ministérios do governo português. Na sua entrada principal há um Arco do Triunfo, também conhecido como Arco da Rua Augusta, que dá início à rua de mesmo nome, com lojas e restaurantes para todos os gostos. Foi palco de grandes movimentos políticos, e chegou a ser usada como parque de estacionamento nos anos 1990. Hoje é o ponto principal de eventos, shows e turismo da cidade. 



Pronta pra receber o natal, com uma super árvore!

Vale a pena passear com calma por ali, se perdendo nas ruas do centro histórico de Lisboa, subir o Elevador de Santa Justa só para tomar um café e apreciar a paisagem ou seguir caminho para o Rossio, curtindo uma dinâmica de cidade cosmopolita bem diferente e única em Portugal.

Enfim, estando por aí, aproveite o restante do dia caminhando e descobrindo pequenas delícias de Lisboa. Ainda no centro histórico pode aproveitar para visitar o Castelo de São Jorge e ter uma das vistas mais privilegiadas da capital, mas, particularmente, eu não iria lá nesse dia. O Castelo precisa ser visitado com calma, e depois de uma passeio cansativo como esse pode não ser tão convidativo. Mas teremos tempo para ele mais tarde. Aguarde e confie. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário