terça-feira, 13 de junho de 2023

Ilha Grande - para aplaudir o nascer do sol

Os amantes do pôr do sol costumam ter uma queda especial por litorais voltados a oeste, de onde podemos admirar esse espetáculo emocionante bem em frente ao mar, nesse cinema divino que não tem limites para cores, luzes e brilhos. Deus está sempre de parabéns. Já os que preferem se deliciar com a chegada do astro-rei e o cheirinho fresco da manhã dão preferência para os litorais voltados a leste, onde acordam cheios de disposição para dar bom dia para o dia de frente pro mar. 

Amanhecer em Ilha Grande

E quando você não se contenta com pouco e quer ver o sol nascer e se pôr na praia? Felizmente alguns lugares desse mundo são presenteados com esse duplo espetáculo diário. Ilha Grande, em Angra dos Reis, é um deles. Essa é uma das vantagens da maioria das ilhas de pequeno porte, na verdade. Você vai circulando pelo território, tendo diferentes paisagens solares ao longo do dia. Isso sim é privilégio!

Mamãe encontrou a cadeira perfeita num tronco de árvore para receber o sol com conforto. Luxo que chama. 

Visitei Ilha Grande com minha mãe, irmã e cunhado. Normalmente corremos atrás do pôr do sol, adaptando a programação do dia de forma a garantir que na hora certa estejamos bem acomodados no melhor lugar da praia para contemplar um belo poente. Mas dessa vez nos tornamos melhores amigos do sol e quisemos vê-lo chegar, com todo o show de luzes a que tínhamos direito. 

Aquela foto linda dentro de um barco em movimento.

A proposta de ver o sol nascer foi ideia da Nena, gerente da pousada Casa Azul (@suites_casaazul_ilhagrande), onde ficamos hospedados. A Nena é uma pessoa incrível, que te recebe com um sorriso no rosto e todas as informações possíveis sobre a ilha. Logo na nossa chegada ela sugeriu um passeio de barco que é disponibilizado apenas para os hóspedes. É um roteiro de meio dia, passando por algumas das praias mais bonitas da ilha. Pode começar pelas 7h/8h ou às 5h30, para assistir o nascer do sol. Não tivemos dúvidas: vamos sair 5h30 da manhã mesmo (porque madrugar nas férias não é um problema, obviamente). 

Mais uma foto belíssima de dentro do barco. Correndo pra chegar do outro lado da ilha antes do sol.

Nena nos disse que o barco era pequeno, mas havia outro casal interessado que talvez se juntasse a nós. Ok, sem problemas. Mas pra nossa sorte eles desistiram, então lá fomos nós num passeio privado por Ilha Grande. Nosso guia/capitão/dono do barco foi o Elton, da agência de turismo El Nascer (@_elnascer). E não podíamos ter tido companhia melhor para essa experiência. Elton é morador da ilha há mais de 10 anos, conhece todos os segredos e curiosidades e - mais importante - sabe transmitir isso com leveza e interesse. (Eu sou guia de turismo, é meu lugar de fala. Obrigada. De nada.)

Chegamos ao nosso primeiro destino do dia a tempo de preparar nosso café da manhã na areia e ver a estrela mais próxima da Terra surgir devagar no horizonte bem em frente a nós.

Bom dia, sol!

Essa parada foi na praia da Freguesia de Santana, onde também fomos visitar a antiga igreja e a maior árvore da ilha. Ao longo do dia passamos por diversas praias, fizemos snorkeling, tiramos fotos com peixinhos, paramos para tomar sol várias vezes e para almoçar num restaurante incrível com uma vista paradisíaca.

Nosso táxi privado por um dia.

Aguardando o almoço no paraíso. O restaurante chama Cantinho da Felicidade, fica muito próximo da Praia do Amor.

Confesso que nem sei o nome de todas as praias que conhecemos, estava mais preocupada em aproveitar a beleza do dia do que anotar nomes. A missão blogueirinha de viagem falhou miseravelmente nesse dia. Sorry. O melhor que vocês tem a fazer é marcar o passeio com o Elton, passar por todas as praias e esquecer os nomes, como eu fiz, porque estarão hipnotizados com a natureza dessa ilha. 

Olha a mamãe contando os peixinhos do mar, vê lá se vou ficar preocupada em memorizar nome de praia! Eu tava é nadando com os peixinhos ali do lado.

Bem, o tema aqui é o nascer do sol por algum motivo, né? Não ficamos satisfeitos em ver apenas uma vez, então abraçamos a missão de madrugar mais um dia para ver o sol estrear, mas dessa vez pertinho da nossa pousada.

                           

              

Bom dia, sol. Sou eu de novo! :)

Nesse dia fomos até a praia Preta, que tem esse nome por causa da cor da sua areia. O sol chegou parecendo meio tímido, ali no cantinho. Belíssimo. E um grande parabéns pra Talinha, minha irmã, que aprendeu a tirar umas fotos incríveis. 

Ficou claro que o protagonista de hoje é o astro-rei? Tomara que sim. Já não tenho mais adjetivos para nominá-lo e à sua aparição diária. As melhores memórias que fiz nessa curta visita a Ilha Grande giram em torno dele, que nos aquece e traz vida todos os dias. Um bem-haja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário