quinta-feira, 28 de maio de 2015

Visita guiada: Muralhas de Valença

Minha parte portuguesa é desse pedacinho encantador do norte de Portugal, quase na Espanha. Mergulhar na história dos nossos lugares de origem  é bom demais, né? Por isso vou contar um pouquinho da história de Valença do Minho, mais especificamente sobre as muralhas da cidade. Venham comigo.


Foto: Reprodução

Hoje vamos visitar a fortaleza de Valença, reconhecida como Monumento Nacional desde 1928, localizada na cidade de mesmo nome, ao extremo norte do país, fazendo fronteira com a Espanha. Essas muralhas são um belo exemplo das fortificações militares que fazem parte das lutas, conquistas e reconquistas territoriais de Portugal.


Foto: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-valenca-do-minho-15608

Foto: http://www.circulandoaqui.com.br/materia/4275/

A vila medieval de Contrasta foi fundada no séc. XIII pelo rei Sancho I, num local onde havia um antigo povoado romano fortificado. Já no séc. XVIII a Vila Velha de Valença faz parte do conjunto de vilas fortificadas que protegiam as margens do rio Minho pela coroa portuguesa, passando a ter pequenas ruelas e residências dentro das muralhas. No entanto foram encontrados vestígios de habitação no local correspondentes ao séc. I a.C., como escadas e cerâmica, indicando que a ocupação do local é bem anterior. 

Foto: http://yavanna.wimago.com/en/post/muralhas-valenca


Foto: http://www.tripadvisor.com

O Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico de Valença foi idealizado numa parceria da Câmara Municipal de Valença com a Universidade do Minho, em 2004. O objetivo era investigar toda a evolução da cidade e isso trouxe à tona tona informações importantes sobre sua história. A construção de cada parte do forte, dos baluartes, das entradas etc, tudo é documentado e tem previsão de ser disponibilizado para o público em museus e exposições na cidade em breve. Uma visita ao passado militar de Portugal com toda a sua pompa e bravura. 


Câmara Municipal. Foto: http://www.rotasturisticas.com

Atualmente a parte interna das muralhas é amplamente dedicada ao comércio, sendo uma região bastante movimentada por moradores, turistas e os vizinhos espanhóis, que vem a Valença em busca de produtos diferentes e bons preços. E encontram. Do lado de fora das muralhas uma feira local também é uma boa oportunidade de adquirir artesanato típico da região, como toalhas e bordados, provar doces tradicionais deliciosos, além de materiais diversos para decoração e utensílios domésticos. A feira não acontece todos os dias, então é melhor se informar do calendário atual.


Foto: http://postsdepescada10.blogspot.com.br

Foto: http://bloguedominho.blogs.sapo.pt

Reserve um dia inteiro pra passear pelas muralhas, tem belas vistas da cidade, lojinhas muito legais, produtos típicos e aquele ar de passado delicioso.

P.S.: É o primeiro post só com imagens tiradas da net. Sabe aquele vício de não fotografar o lugar onde você não se sente turista? Pois é. Quando vou lá me sinto tão em casa que não lembro de tirar fotos porque estou a passeio. Shame on me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário