quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mercadão de São Paulo

Quando ouvia falar em Mercadão de São Paulo só uma imagem vinha à minha mente: sanduíche gigante de mortadela. Eu disse vinha, porque depois da última visita ao Mercadão, descobri um mundo novo de sabores maravilhosos e imprevisíveis. 


Antes de falar mais, dêem uma olhada rápida nessas frutas:

Algumas caras conhecidas e outras não, né?

Pois bem, fui ao Mercadão atrás dos tais sanduíches de mortadela, mas logo na entrada um vendedor de frutas me ofereceu uma prova de uma fruta diferente. Pronto! Começou a festa! A pessoa aqui nem gosta de comer e nem gosta de frutas (#sqn) ficou logo feliz. Depois de experimentar quase 10 frutas que não conhecia montei minha cestinha pro lanche da tarde, que durou uns dois dias, porque fui comendo outras coisas pelo caminho e ao chegar no hotel já não tinha espaço pra elas.

Micro-uvas! É só colocar o cacho todo na boca. 

E vocês pensam que eram só frutas diferentes? Claro que não! Também teve mágica no meio. Quem aí sabia que morango com tâmara tem sabor de chocolate? Nem o Chaves! Já posso montar minha "Tienda del Chavo" com um doce que é de tâmara, parece morango e tem sabor de chocolate. Entre cajus, pitayas, micro-uvas, kiwis com bananas e atemoias (prima rica da pinha) essa foi a maior surpresa de todas.  

Gente. Isso. Tem. Gosto. De. Chocolate.

Mas vocês pensam que depois de comer várias frutas esqueci do pão com mortadela? Nããão!! Fui lá almoçar, conforme o planejado. E aí vocês pensam que comi só pão com mortadela? Nããão!! Como faz quando aparece no cardápio um sanduíche de pernil artesanal???

Restaurante Mortadela Brasil. Vai sem medo de ser feliz.

Ah, pedi o mortadelinha, que vem com menos recheio, tá? O original tem uns 535kg de mortadela, ia atrapalhar minha dieta. kkkk Brincadeiras a parte, eu amo esse sanduíche tipicamente paulistano, mas é um exagero de grande. A versão menor dá pra comer bem, o grande, pra mim, só dividindo. Como escolhi dois sanduíches, o menor foi mais que suficiente.

O restaurante fica no segundo piso, então depois de almoçar fui dar uma olhada de cima do Mercadão e fiquei muito admirada com a estrutura do local. De baixo também dá pra ver, mas pela sacada do segundo andar a visão é bem mais ampla e clara. É possível observar os detalhes da construção, a dimensão do pavilhão todo, os vitrais, os estandes... Bem legal. 

Nesse momento surgiu uma dúvida: quando esse edifício foi construído? Especulei entre final do séc. XIX e início do séc. XX, e agora fui pesquisar pra matar essa curiosidade. O Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 1933, para substituir o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na famosa Rua 25 de Março. Seu idealizador, Francisco de Paula Ramos de Azevedo, também é responsável pelo Teatro Municipal da cidade e pela Pinacoteca, o museu de arte mais antigo de Sampa (assunto para outro momento). Os vitrais foram trazidos da Alemanha e abordam temas do cotidiano da vida rural, como o cultivo da terra. Atualmente com cerca de 300 estandes dos mais variados produtos (de frutas a peixes), é uma parada obrigatória na terra da garoa, para conhecer não só um pouco da gastronomia local, mas a diversidade de produtos desse Brasil, que está muito bem representada e apresentada por seus feirantes super simpáticos e prestativos.


Flores LINDAS do Mercadão.

O Mercadão está aberto ao público todos os dias a partir das 6h, encerrando às 18h, exceto aos domingos e feriados, quando fecha às 16h. Aconselho que vá com tempo e com fome. rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário