segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Começando por onde mora meu coração

Pra começar, um gostinho de saudade.

Desde a primeira vez que pensei em um blog de viagens eu já sabia qual lugar iria inaugurar esse espaço. Sabe aquela cidade que arrebata seu coração? Que traz lágrimas aos olhos e um arrepio de saudade só pela menção de seu nome? Pois é, Coimbra é isso pra mim. Quando era criança eu queria duas coisas na vida: ser a rainha da Inglaterra e estudar na Universidade de Coimbra. Uma delas se concretizou. Rsrs

Coimbra fica na região central de Portugal, mais ou menos a meio caminho entre Lisboa e Porto. Muito acessível para quem quer visitar pelos dois aeroportos.


É uma cidade universitária, cheia de vida e vibrante pela presença em peso de estudantes de todo o país e de outros países também. A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo, fundada em 1290. O Paço das Escolas abriga a torre do relógio, a famosa Cabra. Coimbra é repleta de lendas, histórias lindas e muita saudade. Aliás, saudade é a palavra que a define. Como diz o fado “Coimbra, terra de encantos. Fundo mistério é o teu. Chega a ter saudades dela quem nunca nela viveu”.

Eu morei lá por 5 anos, enquanto cursava graduação e mestrado. Foram, sem dúvida, os melhores anos da minha vida. Cada canto da cidade tem uma magia.


Mas vamos falar de atrações, que é o que interessa, certo?

Eu costumava fazer um roteirinho bacana para os amigos que me visitavam, começando na Cabra e descendo até o Parque Verde do Mondego (rio que corta a cidade). No caminho é possível ver uma das mais lindas bibliotecas do mundo, a Joanina, a Faculdade de Direito, os prédios de Letras, Matemática, Química e Medicina, além da Biblioteca Central. Um ao lado do outro. 

Descendo pela Sé Velha encontramos a Igreja da Sé Velha, o caminho de Quebra-Costas (é isso que você vai sentir ao subir por lá... rsrs) até avistar o Mondego e a Ponte de Santa Clara. Esse trajeto é todo na parte antiga da cidade, então é possível admirar as construções, as placas de onde viveram antigos estudantes famosos (Eça de Queirós estudou lá, sabia?), tasquinhas (típicos bares locais), restaurantes, cafés etc.


Outro caminho interessante é descer pelas Escadas Monumentais (125 longos degraus), passando pela Praça do Papa, Praça da República até o Largo da Portagem. Chegando lá sente-se numa mesa na esplanada de um dos cafés e respire os ares de Coimbra... Impossível não se apaixonar.
Do outro lado do Mondego temos uma das atrações mais encantadoras e pouco exploradas da cidade: Portugal dos Pequenitos. Um parque onde podemos visitar várias construções importantes portuguesas... em miniatura! É feito para os miúdos, mas os adultos se divertem demais também. É lindo ver prédios imponentes praticamente do seu tamanho. Um, digamos, Portugal de bonecas. 


Uau!! Já falei demais. E ainda não cheguei na parte interessante, que conta da vida coimbrã, dos convívios estudantis, das tunas acadêmicas (eu participei de uma, as Mondeguinas, joguem no google pra ver como somos lindas. Rsrs).

“Sonhos de vida criados, paixões não esquecidas. Beleza de tempos que foram histórias sem fim vividas...” E é com um trecho do Murmúrio que termino esse relato, sentindo que é impossível expressar em tão poucas palavras todo o amor que Coimbra proporciona a todos que passam por ela.  

Espero que vocês estejam amando, pois vou falar dela mais vezes, podem ter certeza. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário