quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Irlanda, sua linda! (Parte IV: Giant's Causeway)

Promessa é dívida. E é por isso que voltamos a fazer escala na ilha mais legal da Europa, dividida entre Irlanda e Irlanda do Norte. Já passamos por DublinCliffs of Moher e Carrick-a-rede. Hoje iremos para Giant's Causeway, a famosa Calçada dos Gigantes, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Que lugar incrível! Daqueles que você vê em fotos e parecem inalcançáveis de tão lindos, sabe? Pois esse é bem acessível num tour de um dia, que você pode comprar em lojas de informação turística de Dublin. Tem várias opções de passeios a preço justo. Em 2013 paguei 60 euros por passeio, um dia pra Cliffs of Moher e outro pra Carrick-a-rede e Giant's Causeway. Valeu cada cêntimo investido. As saídas são super pontuais, os guias muito simpáticos e passamos por cidades, vilas e estradas lindas no caminho.


A caminho do norte da ilha...

Giant's Causeway fica em Bushmills, no extremo norte da ilha, e é daquelas paisagens de tirar o fôlego. Quando pesquisei imagens no google nem acreditei que eu iria conhecer esse lugar de verdade. E ao vivo, claro, é muuuuuito melhor. Porque as imagens mais divulgadas são só da formação rochosa que caracteriza a calçada dos gigantes em si, mas o entorno todo é lindíssimo. Chegando lá peguei um mapinha do local e um áudio-guia que recomendo fortemente, porque tem muita informação interessante. Quando fui não tinha áudio-guia em português, talvez agora já tenha, como em vários atrativos turísticos da Europa. Comecei a explorar pelo caminho que vai por cima, beirando a encosta. Parava toda hora pra olhar bem e tentar memorizar o que meus olhos viam. 







Caminhei bastante e nada de ver a tal calçada. Achei que tava indo pro lado errado. Mesmo assim não mudei de rota ou me apressei, porque já tava satisfeita com o que tinha visto. rsrs

Mas a trilha é comprida mesmo, em certo momento começa a descer no sentido contrário, já beirando o mar. Aí, meu amigo, numa das curvas, sem ninguém te preparar pra isso, você avista as monumentais colunas de basalto hexagonais que te fazem acreditar que os gigantes realmente existiram e fizeram a calçada. Porque você sabe que quem construiu isso foi o gigante Finn MacCool pra atravessar o mar até a Escócia e lutar com Benandonner, né? Só que aí Finn percebeu que o gigante escocês era maior que ele, voltou pra casa e se vestiu de bebê. Então Benandonner caminhou pela calçada até a Irlanda do Norte, o viu e imaginou: se os bebês aqui são desse tamanho, imagina os adultos! E correu de volta. A esposa de Finn destruiu a calçada para evitar invasões futuras e só restou esse pedaço na costa irlandesa. #truestory


 Tipo de trilha que não precisa de bota específica. rsrs 

 Primeira visão da Calçada

 É impressionante





A ciência, com vergonha desses gigantes donzelos que fogem da briga, resolveu dizer que essas rochas são uma formação basáltica resultante de uma erupção vulcânica de 60 milhões de anos atrás. #falasério



O fato é que as cerca de 40.000 colunas são um belo visual. Além delas, há outras pedras em forma de colunas encrustadas no paredão que emerge do mar. Esse é o órgão que Finn tocava por hobby. Gigantes também curtem música.




E pensa que acabou? É porque ainda não viu o camelo de estimação do Finn ou a tartaruga que vivia ali pela costa de boas.


Olha ali o Humphrey...


...e a tartaruga que não lembro se tinha nome. rs

Giant's Causeway é um passeio inesquecível, que entrou no meu top 5 de lugares mais incríveis do mundo. Gostei demais e quero muito voltar pra sentir de perto e ao vivo novamente a grandiosidade dessa paisagem. Acabei vendo tudo com pressa, porque tínhamos horário pra estar de volta no ônibus e ninguém tem pena de te deixar pra trás por lá não. Da próxima vez vou parar menos pelo caminho e ficar mais tempo nas rochas a beira do mar. Quem me acompanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário