segunda-feira, 29 de junho de 2015

Valencia: Tierra de las flores, de la luz y del amor



Essa é outra escala que vamos fazer algumas vezes por aqui. Durante o mestrado que tirei em Coimbra passei um semestre em Valência, terceira maior cidade da Espanha. Na candidatura ao mestrado podíamos escolher onde iriamos para o intercâmbio obrigatório e minha primeira opção foi Barcelona, mas como era muito concorrida fui encaminhada para a segunda opção, que coloquei só para fins de preenchimento de formulário porque eu tinha certeza absoluta que iria pra Bcn e nem cogitava parar num lugar que nunca tinha ouvido falar. Mas... Ah, Deus, como Seus planos são perfeitos! Valência apareceu na minha vida e hoje não trocaria os meses vividos lá por nenhum outro lugar. Apesar de ser grande, tem aquele ritmo de cidadezinha delicioso que alivia qualquer estresse de coleta de dados, escrita de tese e aulas de estatística podem causar. Ponto pra mim. :)


Eu e minhas roommates no primeiro dia de aula

Valência tem três características que considero muito importantes na escolha de um lugar pra viver: metrô, segurança e é plana. Deixa eu me defender logo antes que alguém venha lembrar que Coimbra é um amontoado de ladeiras e não tem metrô bla bla bla: amor não se explica. kkkk Coimbra é minha cidade afetiva e todos os seus defeitos são lindos. Voltemos.


               
Uma cidade com muitas cores e o horizonte infinito por todos os lados

A capital da Comunidade Valenciana ganhou meu coração por seus atributos. Eu, que nunca tive carro próprio nem vislumbro ter a médio prazo, gosto de transportes públicos eficazes. Lá nunca andei em nada lotado em horário nenhum, conseguia chegar em todos os lugares que queria de metrô (inclusive no aeroporto) e ônibus. Estes, inclusive, possuem horário noturno especial. O que nos leva à segunda característica importante: segurança. Sim, você pode sair a noite e esperar um busão tranquilamente pra voltar pra casa. Claro que tem poucas opções e nem sempre atende o que precisamos, mas só a possibilidade de usar esse transporte no meio da madrugada sem qualquer problema e com risco mínimo já é uma graaande vantagem, não é mesmo, moradores do Rio de Janeiro? E se não tem ônibus, tem táxi com preços acessíveis e motoristas super simpáticos. As corridas de madrugada costumam custar por volta de 6 a 10 euros (informações de 2010).



E olha, Valência merece vááários passeios noturnos. Não decepciona nunca.

Em terceiro lugar mencionei uma característica que não costuma ser critério de qualidade de vida ou desenvolvimento local (que eu saiba). Mas, gente, não é muito mais cômodo morar num lugar plano? Nada de perder o fôlego pra dar uma volta no centro, nada de preguiça de passear por pensar nas ladeiras do caminho, nada de morrer com o carro no sinal vermelho... hahah





É ou não é o melhor lugar do mundo para descansar a vista? rsrs

Brincadeiras a parte, eu gosto disso de verdade, porque gosto de optar por ir a pé pra qualquer lugar sempre que posso. Ponto pra Valência.

E o que tem pra fazer por lá? Taaaaaanta coisa!!! Já ouviram falar da Ciudad de las Arts e las Ciencias? Das Fallas? Dos Jardins de Túria? Da estação de metrô Swarovsky (essa é por minha conta rsrs)? Valência tem muitos motivos pra se apaixonar. Aos poucos vou mostrar algumas coisinhas por aqui. Aguardem os próximos capítulos. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário