quinta-feira, 23 de julho de 2015

Curiosidades de Valência

Eu não sei porque gosto tanto de repetir algumas coisas. Quando digo que um lugar é maravilhoso, lindo e sensacional sempre me pego repetindo que esse lugar é maravilhoso, lindo e sensacional mais de uma vez. E, sem querer cansar vocês, preciso dizer que Valência é maravilhosa, linda e sensacional. Mas hoje eu tenho provas! Há! Vou listar algumas curiosidades dessa cidade maravilhosa, linda e sensacional onde tive o prazer de viver por uns meses.

Pela orla da Playa del Cabanyal


- Sesta das 13h às 16h

Sabe aquela recomendação de que dormir um pouco depois do almoço faz bem? Os valencianos sabem. E cumprem. Quase todo o comércio fora do centro fecha entre cerca de 13h e 16h. Algumas lojas só voltam a abrir às 16h30. Eh vidão... Por isso o pessoal por lá tá sempre feliz.

Uma terça-feira qualquer (sem ser feriado) por volta das 15h em Valência próximo a Playa del Cabanyal

- Estação de metrô Swarovski

As cidades tem sempre uma ou outra estações de metrô mais bonitinhas né? Mas Valência tem uma que brilha! Sim, pra mim a estação Alameda parece toda revestida de cristais swarovski, rycah. Durante o dia, quando entra luz do sol então... uma coisa linda de se ver.


Estão vendo como as pedrinhas brilham como cristais? A cara da riqueza.

- Jardins de Túria

Percorrer a longa extensão desses jardins nos remete à sensação de caminhar pelo curso de um rio. E sim, por lá passava o rio Túria, que foi desviado após uma enchente em 1957 que destruiu parte da cidade. O local então foi transformado em uma sequência linda de jardins, parques, quadras de esporte etc. Sabe superação? Pois é, os valencianos são um bom exemplo disso.



 Puente de las Flores



- Horizonte infinito

Eu já comentei aqui que uma das coisas que mais gostei na cidade é o fato de ser plana. É uma paisagem que não cansa nunca, um infinito impressionante, que dá vontade de andar pra sempre pelas ruas.

E essa calçada perfeita, gente! Pode encomendar igual pro Brasil todo?

 Orla da Playa del Cabanyal

Numa das praças da cidade

- Placas em castelhano e valenciano

A Espanha tem uma história bem marcante de movimentos separatistas em todo o país. Isso influencia tudo na cultura de lá, desde costumes, comidas típicas, até a língua local. Em Valência, que é capital da Comunidade Valenciana, a língua oficial é o valenciano, uma espécie de variação do catalão. Por isso as sinalizações e informações em geral são em castelhano e valenciano. Essa curiosidade não é exclusiva, várias cidades que têm mais de uma língua oficial funcionam do mesmo jeito. No dia-a-dia a maioria das pessoas fala castelhano mesmo, mas principalmente nas zonas mais rurais e entre os mais velhos o valenciano ainda é muito presente. Pra mim parece uma mistura de espanhol com italiano e francês difícil de entender.



- Várias festas, vários eventos

Olha, se tem um lugar que gosta de comemoração é Valência. De vez em quando eu esbarrava com um evento interessante n meio da rua, de dia e de noite. Além da grandiosa festa das Fallas (que merece um post exclusivo), tem muita coisa acontecendo pela cidade ao longo do ano. Certeza que perdi vários por falta de andar mais e pesquisar mais. Me acompanha:

 Pillow fight na Plaza de La Virgen. Essa eu queria saber com antecedência, pra levar meu travesseiro e brincar também. Uma pena...

Festival de pipas na Playa del Cabanyal. Uma grata surpresa pro que seria mais um dia comum na praia. 

A Heineken montou um espaço para assistirmos a Espanha na Copa de 2010. Olha eu ali enrolada na bandeira, como uma legítima nativa. Viva Espanha!

Ainda rolou visita ao bar de gelo, montado ali, na hora, em pleno verão.

Cabines de telefone inglesas, com direito a soldado e tudo, na Ciudad de las Arts y las Ciencias. Porque sim.


 
Procissão de Páscoa. Essa foi meio macabra. Me deparei com esse desfile numa dessas caminhadas sem rumo pela cidade a noite. Um espetáculo bonito e muito cerimonioso.

Tudo isso pra dizer que a terceira maior cidade da Espanha é tão charmosa que não decepciona ninguém. Vale a pena uma visita demorada, com direito a muitas caminhadas e surpresas boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário