quarta-feira, 8 de julho de 2015

Irlanda, sua linda! (Parte III: Carrick-a-rede)

Porque eu não me canso de repetir que a Irlanda é um pedacinho do céu. Já disse aqui e aqui. E esse elogio se estende à Irlanda do Norte na escala de hoje. Novamente saindo de Dublin num bate-e-volta. Os roteiros estilo One Day Tour são maravilhosos! Quero voltar pra fazer outros. 

Mas vamos ao que interessa? Ou melhor, aonde interessa. Passeio duplo, com belezas e maravilhas em dobro: Giant's Causeway e Carrick-a-rede. Fora a cota extra de beleza pelo caminho. Mas hoje o foco é só a segundaa parte. Sim, vai ter Irlanda, sua linda! parte IV. Ebaaaa!!! Sigam-me os bons!




Carrick-a-rede

O passeio começa por uma ponte de corda super concorrida. Com cerca de 30m de altura e 20m de extensão, essa belezura foi originalmente construída por (corajosos) pescadores de salmão em 1755, no auge da pesca de salmão na região. Infelizmente essa grande indústria, que já garantiu sustento de centenas de pescadores locais, não mais existe. O último salmão pescado lá foi em 2002. Maaaas, como toda boa história tem uma final feliz, hoje Carrick-a-rede é uma das grandes atrações turísticas da Irlanda do Norte. Vamos entender o porquê?


Nós desse lado dando tchau pra Escócia lá ao fundo.

Então, o que eu posso dizer pra superar essas imagens? Que a ponte balança. O nosso guia disse que não precisava ter medo porque não balança nada e tal. Aham... 

Mesmo assim não foi tão sofrido. A travessia é tranquila, já cheguei lá tão fascinada com a paisagem que não ia perder essa oportunidade por nada. Valeu muito a pena! E, mesmo que pareça a ponte-do-rio-que-cai, não transmite insegurança em momento nenhum. Só passam pessoas num sentido por vez, com calma, sem correria (e quem teria coragem de correr, né?). Tem gradinhas dos lados e embaixo pra evitar quedas e lugar pra se segurar. Enfim, foi tão de boa que até parei no meio do caminho pra tirar fotos olhando pra baixo. Coragem me define. kkkk

 Paisagem encorajadora

E lá vamos nós!




Gente, Carrick-a-rede é imperdível! Nunca tinha ouvido falar, fui sem a menor expectativa e quase chorei de felicidade por estar lá. Adoro essas boas surpresas no meio do caminho.

Happiness

Informações úteis: A Irlanda do Norte não faz parte da zona do euro, sendo sua moeda oficial a libra esterlina. E a travessia da ponte é paga. Como fui numa excursão, comprei o ingresso com o guia mesmo, no ônibus. A vantagem é que ele vende em euros e como eu tinha pouquíssimas libras por ir só num bate-e-volta, foi uma mão na roda. Acho que na bilheteria do lugar só vende na moeda local mesmo, pelo menos ele nos informou assim. Custou 7,5em 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário